Texto 3/52 – Sabe o que é URB-AL?

Quando pedalei até a eólica, e faltando 5km para chegar ao destino, uma placa me chamou a atenção. Além das informações turísticas naquela direção, um logo dizia URB-AL III. Como no site da prefeitura de Santana do Livramento não há nenhuma referencia (informar a população sobre o que acontece ainda não é o nosso forte), comecei a pesquisar. Olha o que descobri.

De acordo com um press release que encontrei:

URB-AL III (2009-2012) é um programa de cooperação descentralizada da Comissão Europeia cujo objetivo é contribuir para incrementar o grau de coesão social nas coletividades subnacionais e regionais da América Latina. Com um orçamento total de 64,4 milhões de euros não reembolsáveis, está integrado por 20 projetos de cooperação com impacto em 75 territórios (equivalentes a mais de 500 municípios) da América Latina, abrangendo uma população de uns 23 milhões de pessoas. URB-AL III tem cerca de 82.000 beneficiários diretos e 1,2 milhões de beneficiários semi-diretos. 
  
Dos territórios de execução do URB-AL III, 10 correspondem ao Brasil e supõem um investimento aproximado de 5,8 milhões de euros. No Brasil, o programa está presente em Pernambuco (projeto Políticas Locais de Prevenção da Violência em Áreas Urbanas); nos municípios de Alegrete, Quaraí, Rosário do Sul e Santana do Livramento (projeto URB-AL Pampa); Paraná (projeto EULAWIN); Ponta Porã (projeto Linha Internacional); São Paulo e Rio de Janeiro (projeto INTEGRATION); e Rio Grande do Sul (projeto COCAP).

Pedalando até a Eólica - 5

Na região de Livramento e Rivera, o URB-AL Pampa recebeu um aporte de mais de 3 milhões de Euros. Aqui foi realizado, segundo este documento:

  1. Política de desenvolvimento econômico sustentável
  2. Política de proteção ambiental
  3. Política local de educação e proteção ambiental
  4. Política local para fortalecimento da economia local
  5. Política local para o fortalecimento e promoção do turismo e do património cultural
  6. Política local para o meio ambiente
  7. Política local para turismo
  8. Política para desenvolvimento da ovinocultura
  9. Política para desenvolvimento do turismo
  10. Política para desenvolvimento rural
  11. Política para saúde no campo
  12. Programa de apoio municipal para os produtores de frutas e verduras
  13. Programa de modernização agrícola municipal
  14. Programa municipal para desenvolvimento rural

Dos projetos, conheço apenas o do mapeamento dos pontos turísticos. Desses, visitei apenas a Usina Eólica e tenho vontade de visitar o Vale del Lunarejo, que está no Uruguai. 

É uma pena que esse projeto não tenha recebido uma ampla divulgação do governo municipal. Uma placa aqui e outra acolá não é suficiente. O site oficial do projeto URB-AL Pampa já não existe mais. Mas algumas referencias ao projeto ainda existem. Coloco aqui o que eu encontrei:

Aglomerados urbanos em área protegida: métodos para promover o desenvolvimento socioeconómico da população com a tutela da natureza

1 pensou em “Texto 3/52 – Sabe o que é URB-AL?

  1. Muito Obrigada pelas informações! estou fazendo uma pesquisa cientifica sobre o Parque Eólico de Cerro Chato e esses dados foram interessantes o avanço do meu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.