O que é PETAFLOPS

Em computação, FLOPS (ou flops) é um acrônimo que significa Floating point Operations Per Second que, em português, quer dizer operações de ponto flutuante por segundo. Isto é usado para determinar o desempenho de um computador, especificamente no campo de cálculos científicos, que fazem grande uso de cálculos com ponto flutuante; similar a instruções por segundo. Repare que o S no final o distingue da palavra em inglês, que tem outro significado, pois esse S é a definição de segundos e não significa que esteja no plural.

Dispositivos de computação possuem uma enorme capacidade de processamento, então faz sentido utilizar unidades maiores que FLOPS. Para isso é colocado um prefixo que determina o múltiplo da unidade, assim como acontece com outras unidades de medida. Os múltiplos mais utilizados são: megaflops (MFLOPS), gigaflops (GFLOPS), teraflops (TFLOPS), petaflops (PFLOPS) e exaflops (EFLOPS). Em 2007 o mais rápido supercomputador, criado para empresa japonesa Riken, atingiu 1 petaflop. O supercomputador é resultado de uma parceria da Hitachi, da Intel e da NEC, e nele foram associados 4808 processadores Xeon Dual-Core (Dempsey). Uma calculadora básica de 4 operações possui um desempenho de 10 FLOPS.

Nome Flops
megaflops 106
gigaflops 109
teraflops 1012
petaflops 1015
exaflops 1018
zettaflops 1021
yottaflops 1024

3 pensou em “O que é PETAFLOPS

  1. O texto diz que o S final não significa plural, mas logo abaixo usa flop e seus múltiplos sem o S. Afinal é 1 flop ou 1 flops????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.