TcheLinux 2009 em Bagé

Neste final de semana, no sábado, 23 de maio, aconteceu em no Teatro de Belas Artes (ou “Teatrinho”) da Urcamp em Bagé mais uma apresentação do  TcheLinux (TcheLinux.org). Foi a segunda em Bage (a primeira foi em 2008) e mais uma ao longo do estado.

O TcheLinux são alguns Gaúchos malucos por Linux e que resolveram se entregar à causa da divulgar o uso do Software Livre. Se você for no FISL deste  ano, certamente encontrará lá a banca desta turma.

Confira eles mesmos falando sobre o evento da Bagé:

Considerações finais sobre o evento na URCAMP em Bagé (http://tchelinux.org/blog/?p=72)
Em 2006 eles iniciaram sua peregrinação palestrando em algumas poucas cidades. Em 2009 devem fechar 15 cidades e 5.000 Km, e isto sem considerar que é possível que tenhamos esta turma aqui em Livramento ainda este ano, o que (só isso) deve aumentar em mais 1.000 Km essa quilometragem.

Eles são mais gente, com tarefas específicas, mas conheci em Bagé o Leonardo e Douglas, ambos especialistas e muito competentes. Só pra citar uma qualificação desta turma, o Douglas é contratado da RedHat para trabalhar no Kernel do Linux e trabalha na própria casa, em POA.

As 5 palestras podem ser conferidas através de seus Slides (http://www.tchelinux.org/2009/bage/slides/) e daqui uns dias também em vídeo (http://videos.tchelinux.org/)  onde já tem alguns vídeos anteriores para ser conferidos (há apenas 2 meses estão gravando as palestras).

Vale muito a pena ver esses caras. Estamos trabalhando (Urcamp Livramento, onde sou aluno) para traze-los ainda este ano, se possível, pois a agenda deles é meio cheia. Patrocinadores: precisaremos ajuda. Com ajuda (passagens, hospedagem, refeições, etc.) a gente consegue trazer não apenas dois, mas uns quatro caras “cabeça” para nos apresentar ao mundo do software livre.

IMPORTANTE: Um consideração, seguindo o termo “livre”, é relevante ressaltar que podemos utilizar tanto softwares proprietários quanto softwares livres, e que não há problema algum de se usar um pouco de cada. Profissionais de TI: Todo profissional que se preze deve saber (de boas fontes) um pouco de cada tecnologia. Portanto, se desveciliem de preconceitos e ouçam atentamente especialistas como estes.

PS: Aos amantes da astronomia um parenteses, baixem o programa Stellarium. Teve uma apresentação (slides disponíveis no site) especificamente sobre este freeware.

Quem se interessar pode acessar os links acima e até me contactar pelo email.
Sandro Custódio
Sant’Ana do Livramento/RS
sandrocustodio@gmail.com
Links:
http://www.tchelinux.org/
http://listas.tchelinux.org/
http://videos.tchelinux.org/
Fotos:

 

 

1 pensou em “TcheLinux 2009 em Bagé

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.