Tabuleiro de xadrez pra minha filha. Eu que fiz :-)

A uns 2 anos demos de presente pra Malu um tabuleiro de xadrez. Ensinei o básico do jogo e a guria adorou. Não jogamos tanto quanto gostaria, mas algumas vezes ela ganhou sem eu me dar conta.

Malu jogando xadrez - 1

No inicio do ano prometi que faria um tabuleiro em madeira pra ela para ficar pronto até o aniversário, em setembro. Comecei a estudar como faria, onde compraria as peças, como ela guardaria as peças. O projeto inicial era:

  • Usar madeira de 5cm X 5cm para fazer os quadrados;
  • Colar as peças sobre um quadrado de MDF para dar estrutura;
  • Fazer uma caixa na parte inferior para guardar tudo;

Comprei 2 metros de madeira 5cm X 5cm, sendo 1m de pinus e 1m de cedro. Depois de fazer uns 20 cortes, comecei a colar as peças em grupos de 4 para ir formando o tabuleiro. Mas as peças não se encaixavam. Ao medir as peças, descobri que a madeira não estava bem cortada. De um lado ela era 5×5, mas do outro era 4,6cm X 4,7cm. Esse plano precisava ser revisto.

Conversei com um vizinho que tem marcenaria e pedi a ele que, se possível, deixasse as madeiras com 4,5 cm X 4,5cm ou ainda 4cm X 4cm. Ele disse que faria 2 ripas de 4,5cm X 1cm X  2m  (L x A x P) e que eu cortasse essa peça em quadrinhos. Ai ficaria mais fácil pra mim. Confesso que na hora não entendi direito mas agradeci, afinal ele é o profissional.

Quando recebi as madeiras, entendi o que precisava fazer e comecei. Já na primeira noite de trabalho vi que ia ficar bonito. Essa foto é do inicio de julho.

Depois de ter cortado a mão as 64 casas e as 4 bordas, chegou a vez de cortar o fundo e montar. Tirando um erro pequeno aqui e outro ali. o resultado ficou muito bom. Passei massa para madeira para cobrir alguns vão que ficaram entre as peças antes de lixar e envernizar. Pra não sujar os quadrados com massa, passei fita crepe para proteger tudo. Essa foto já é do fim de julho.IMG_20160726_140019495 - editado

Dessa fase em diante, a Malu não viu mais o tabuleiro. Disse pra ela que não ia conseguir finalizar até o aniversário e pra minha surpresa, ela disse que tudo bem. Que eu podia demorar o tempo que fosse preciso por que era eu quem estava fazendo :’-)

Em agosto, finalizei o tabuleiro e encomendei as peças. Ainda precisava do compartimento para guardar as peças. Inicialmente queria uma caixa que servisse de base para o tabuleiro, mas no decorrer do projeto vi que a melhor opção seria uma maleta, para não ficar um conjunto nem muito pesado, nem muito grande para ela poder transportar. A opção recaiu sobre uma maleta em MDF, onde foi aplicado lâmina de madeira com acabamento em verniz. Foi a primeira vez que trabalhei com essa técnica. Deu trabalho e gostei do resultado. Por dentro, apliquei feltro para proteger as peças. O resultado final foi esse:

IMG_20160910_071315016-editado

E o primeiro uso já foi nesse dia. E ela ganhou a partida com um movimento do cavalo que eu não percebi.

IMG_20160910_100732810-editado

 

2 ideias sobre “Tabuleiro de xadrez pra minha filha. Eu que fiz :-)

  1. Muito legal, mas você pensou em colar ripas de cores alternadas (clara e escura) e depois de seco cortar perpendicular e colar invertido?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *